Aquecimento Global


Parece simples falar de um tema tão falado no mundo todo, mas nem é, pois todos sabem que o problema é real, e não buscam soluções...
Já comentei sobre esse tema em alguns textos, e agora, dediquei um momento só dele.

Primeiro vamos conhecer o problema para que eu possa dizer o que penso a respeito...

Aquecimento global é um fenômeno ocorrido devido o aumento de temperatura que ocorre na terra, proveniente dos ‘buracos’ que ocorrem na camada de ozônio devido os gases poluentes liberados pelo homem e pelos animais, onde os raios solares entram com maior freqüência na terra. Esse processo aquece não só o ar, pois o ar circula na terra, aumentando a temperatura nos pólos, derretendo geleiras, aumentando o nível dos oceanos, além de nos deixar com calor!

Será tarde parar mudar? Infelizmente sim. Por quê? O superaquecimento já começou, e já estamos vendo as conseqüências. Coisas evidentes em nosso dia-a-dia como o aumento de temperatura, o volume dos oceanos, os problemas de respiração devido a poluição do ar, entre outros.

Se é tarde o que fazer? O problema está em desenvolvimento constante, mas podemos ainda, retardá-lo. Óbvio que ele iria acontecer, cedo ou tarde, mas simplesmente aceleramo-lo. O melhor a se fazer é evitar liberar gases poluentes que irão à atmosfera, gerando mais buracos na camada de ozônio, e fazendo com que a freqüência dos raios que entram na atmosfera da terra e não saem aumente. Andar de ônibus ajuda, pois não seria mais um carro na rua poluindo; evitar queimadas (não só de florestas, pois o fogo sempre libera gases poluentes); gastando menos energia, que reduz a emissão de gases na produção da mesma; reciclagem, para que o lixo anão vá a um aterro e gere mais metano; Plantar árvores, para que elas absorvam o Gás carbônico do ar, gerando Oxigênio, útil na nossa respiração; Entre outras pequenas atitudes que com a participação de todos teria resultado.

Globalização...

Bem... Aqui mais um tema que, ultimamente torna-se indispensável aos seres humanos... Os pontos positivos e negativos do fenômeno que domina o século XXI, as conseqüências, as características que mostram a mudança...




A globalização é um processo onde ocorre a interação do homem, economia, meio ambiente, cultura e política. Atualmente esse fenômeno está diretamente ligada à tecnologia, que de certa forma contribuiu para o encurtamento do mundo. Como assim? O mundo diminuiu? Não... Mas é como se não existissem mais obstáculos para conversas e negócios a longa distancia.

A globalização exerce uma influencia sobre todos, independente do ponto de vista crítico-social, pois frequentemente passamos por situações que podemos até mesmo chamar de poluição visual, os Outdoors, a necessidade, hoje em dia, de aparelhos eletrônicos para a comunicação, como o telefone, o celular e a internet, além d eoutras inumeras influências. Então, o que ver de negativo em algo que facilita nossa vida? Se a globalização é algo diretamente ligado à tecnologia, e a tecnologia apesar de boa é pejorativa ao meio ambiente então podemos dizer que de certa forma, a globalização influencia no desgaste ambiental, um dos grandes problemas atualmente, que será difícil superar, se realmente existe salvação. O problema não é só esse, os custos da tecnologia não está acessível a todos, gerando desigualdade social. A tecnologia não deve ser vista apenas como aparelhos modernos que ajudarão no nosso dia-a-dia em comunicação, mas na saúde também podemos ver a ação da globalização em nossas vidas, mas como dito anteriormente, não seria barato. Os remédios mais eficazes, os alimentos mais saudáveis e gostosos, as técnicas praticas para agilizar atendimentos em hospitais, os caros aparelhos usados na medicina entre outras áreas que necessitem de máquinas... Tudo isso nem sempre está acessível a todos, infelizmente.

Com a globalização, a qualidade de vida torna-se melhor para alguns e pior para outros, além de aumentar as disputas internas em grandes nações, ou até mesmo disputas internacionais onde um tenta mostrar que a sua tecnologia é superior as demais. Não era esse o pensamento da globalização a princípio, e ainda não é. A globalização foi inventada com objetivos de melhoras a economia mundial de forma geral, reduzindo os conflitos existentes.

Com isso podemos concluir que apesar de boa e útil a globalização em alguns momentos causa danos à sociedade, aumenta a competitividade de mercados nacionais e internacionais, consequentemente aumentando a desigualdade social, mas também ela nos ajuda na medicina, na nutrição e na comunicação, ‘diminuindo’ o mundo!


Por hoje é só, um bom carnaval, e atá a próxima semana! :D

Aborto!

Sinceramente... Não encontrei nenhum título mais sugestivo que esse. Como o nome já diz, o texto abaixo trata-se de uma polemica mundial: o aborto! Vale salientar que por ser um assunto subjetivo, tanto quanto os outros do blog, estarão explicitas apenas minha opnião.



É c
omum as mulheres ao engravidarem, ficarem indecisas, quando a gravidez é indesejada, sobre o assunto do aborto. Uma crítica extremamente discutida entre muitos, ilegal em alguns países, permitido em outros, hoje no Brasil não permitido por lei. O aborto vem alcançando um número significativo que cresce cada vez mais. A falta de consciência das pessoas (no caso de gravidez indesejada, falta de consciência de quem praticou o ato de estupro ou algum caso semelhante, na gravidez ‘acidental’, convenhamos, isso já não existe! Uma pessoa engravidar e dizer ‘eu não sabia que podia acontecer’ é sínica o suficiente a ponto de ter que assumir o erro! Informação é o que não falta hoje!) prejudica a vida de alguém que não teve a oportunidade de conhecer o mundo... Algumas teses defendem a idéia de que isso não chegue a ser um assassinato, pois a vida ainda não foi realmente exposta ao mundo, o ser ainda não nasceu. Mas a Biologia hoje em dia, já pode provar que o embrião já é um ser vivo, pois ele tem os sentidos, se alimenta, e se desenvolve até o momento de sua saída do útero. Quando um aborto é legalizado, os argumentos talvez não sejam o suficiente, mas, para a cultura de quem as aceita, já é o necessário. Já no caso da negação desse ato, para mim, criminoso, existem argumentos facilmente aceitáveis, apesar de não seguidos. *Provavelmente aceitáveis por ser leis, e simplesmente por termos que respeitá-la.* Sendo bem mais subjetivo: O aborto não deveria ser permitido, pois se existe um feto ali, este é uma vida! Em falta de condições: Doe! Em falta de consciência: Repense! Em falta de forças: Lute! Em falta de experiências: Apenas viva-a!
Quão bom deverá ser a futura sensação de estar ao lado do seu filho? Com aquele brilho inocente no olhar, aquele sorriso vermelho, e um coração cheiro de amor para distribuir.

Influências e valorizações...



Todos nós sabemos, inclusive acho que já citei em algum texto anterior, que sofremos grandes influências de diversas coisas: países, marcas, capitalismo, pessoas, etc. Mas onde eu quero chegar? Existem vários caminhos propostos.

O primeiro: Será que merecemos ser influenciado por países, e sermos aos poucos aculturados? (Não me refiro só aos EUA, porém, sem dúvida, ele é quem mais influencia...) Não! Não merecemos esse tipo de humilhação. Você residir em um país hoje, diferente dos que tem inglês como língua oficial, simplesmente é necessário o uso da língua inglesa. Bem... os problemas de influencia não para por aí.

Segundo: Todos os dias você liga a TV (os que ligam) e vêem propagandas completamente intuitivas que nos levam a consumir, comprar, ou simplesmente querer, mas às vezes nem sequer poder. Quantos de nós conseguimos almoçar sem uma coca-cola, ou viver sem um computador da Apple? E comprar um celular de ultima geração da Sony Ericsson, ou pelo menos desejar ter um iPhone 3g? Quase todos necessitamos disso! São as influencias capitalistas, as marcas de produtos nos cercam, enquanto poderíamos valorizar o nosso, e esquecer um pouco o novo de outro país, que apenas contribui com o nosso gasto de dinheiro, e o lucro de empresas internacionais. (Não vou mentir que não ‘necessito’ disso, mas a sociedade como um todo, infelizmente, nos obriga a querer).

Terceiro: Vale a pena perder nossa própria opinião pelas influencias de outras pessoas? Pessoas essas que em alguns casos apenas nos querem ver pra baixo, finge ajudar, e simplesmente está nos induzindo a um caminho contrario ao nosso sucesso, que podemos alcançar com nossa própria capacidade.

O que eu estou tentando dizer é que a desvalorização do meu, do seu, do nosso, em troca estrangeiro, causa a desvalorização do nosso próprio país. E o que isso teria a ver?

Todos os dias podemos escutar alguém dizendo: “O Brasil não presta!”; “Não dá pra viver nesse país!”; “Só tem desgraça na minha terra!”. Frases que compõe o dia-a-dia de muitos, mas não sabe eles, que isso é o que coloca o Brasil para baixo! Porque não ser um bom profissional e mostrar seu potencial em seu país? Para enriquecermos todos juntos, valorizando o nosso país, e só assim colocando-o pra frente, pois a base de um bom país é a educação, e com educação se torna um bom profissional, e atuando em diversos ramos, podemos mudar a situação atual!